Este projeto terminou em 2023. Preservamos o seu site pelo interesse do seu conteúdo. Contato: Participantes

RISKCOAST caracteriza uma potencial ameaça a uma infraestrutura crítica para a costa de Granada (Espanha)

A caracterização e o monitoramento de uma encosta instável são cruciais quando ela ocorre em um reservatório ou na costa.

Nestes casos, os deslizamentos geralmente levam a situações de risco que podem resultar em perdas humanas, materiais e / ou econômicas (ver exemplos em Schuster 2006).

Recentemente, Reyes-Carmona et al. (2020) identificou um grande deslizamento de terra na encosta oeste do Reservatório de Regras (sul da Espanha) que pode representar uma ameaça para esta infraestrutura que é crítica para a costa da província de Granada (ou seja, Costa Tropical). Este estudo desencadeou uma nova investigação no âmbito do projeto RISKCOAST para caracterizar este deslizamento no menor tempo possível. Assim, uma análise retrospectiva foi aplicada para quantificar a taxa de deslocamento do escorregamento nos últimos anos e definir com mais detalhes sua geologia e cinemática. Uma abordagem multi-técnica foi aplicada integrando DInSAR, Georadar (GPR) e fotogrametria Drone (UAV-DP). Essa abordagem foi muito útil para obter resultados em um curto espaço de tempo e para verificar detalhes não considerados no estudo anterior.

Grenade landslide Rules reservoir
Declive instável analisado pela equipe do projeto RISKCOAST.

Grenade open fracture Rules reservoir
Fratura exposta (em primeiro plano) detectada na encosta instável.

Os resultados obtidos mostram que o deslizamento teve um deslocamento constante por 22 anos a 2 cm/ano em média. Além disso, os resultados do InSAR apontaram algo que a análise InSAR anterior não mostrou. Embora o movimento seja constante para toda a massa do escorregamento, a ponta do escorregamento é levemente influenciada pela oscilação da água no reservatório. Este é um ponto importante que surge dos dados do InSAR, pois demonstra que as operações da barragem Rules podem afetar a inclinação e provocar a aceleração do movimento detectado.

Os gestores de infraestrutura do governo regional (Junta de Andalucía) foram informados dos resultados do estudo e estão tomando as providências para monitorar a instabilidade da encosta e tomar decisões sobre o risco potencial.

O projeto RISKCOAST demonstra com este caso a importância da aplicação de técnicas atualizadas em estudos de perigos geológicos, a fim de melhorar as avaliações de perigos e gestão de riscos.

Os resultados da investigação acabam de ser publicados na revista Landslides. As pré-impressões do artigo estão disponíveis gratuitamente em: Caracterização rápida do deslizamento de terra extremamente grande que ameaça o Reservatório de Rules (sul da Espanha)

Se você deseja obter mais informações sobre este caso, entre em contato com c.reyes@igme.es ou jpgalve@ugr.es.

Hospedagem de site e manutenção técnica patrocinada por:

Huelva web design, Software Livre e Internet. Domínios, hospedagem web, CMS Plone e outros, blogs, lojas eletrônicas, ERP, CRM, SSL, LSSI, LOPD, etc. Huelva, Andaluzia e resto da Espanha.